sábado, 22 de maio de 2010

Entrevista com a jornalista Cacilda Medeiros - Articuladora da Pascom no NE 2

O Blog do 1º Mutirão de Comunicação da Diocese de Campina Grande entrevistou a Jornalista Cacilda Medeiros. Ela é Articuladora da Pastoral da Comunicação (Pascom) no Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), formado pelos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, e membro da Pascom da Arquidiocese de Natal (RN). Cacilda respondeu sobre as expectativas para o Mutirão de Campina Grande, sobre a palestra e a oficina que ministrará no evento, bem como sobre a Pascom já articulada no Regional e no Brasil.

Mutcom - Como articuladora da Pascom no Regional Nordeste 2, qual a sua expectativa para a realização do 1º Mutirão de Comunicação da Diocese de Campina Grande?

No final do ano passado, reunidos em Caruaru (PE), por ocasião do 3º Mutirão Regional de Comunicação, decidimos estabelecer como prioridade para a Pascom, em 2010, a realização de Mutirões de Comunicação, por estados ou dioceses. Na missão de articuladora regional da Pascom, no Nordeste 2, fico feliz com a realização do 1º Mutirão de Comunicação da Diocese de Campina Grande.

Estou ansiosa e cheia de boas expectativas em relação a essa atividade. Tenho certeza de que será um marco na história da Pascom, nessa diocese paraibana. Certamente, bons frutos serão colhidos, especialmente no que se refere à implantação, articulação e trabalho das equipes paroquiais da Pascom.

 
Mutcom - Como está articulada a Pascom no Regional Nordeste 2 e no Brasil?

No Brasil, na esfera da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, existe a Comissão Episcopal de Educação, Comunicação e Cultura. Essa Comissão, através do bispo do Rio de Janeiro e presidente da Comissão, Dom Orani João Tempesta, e da assessora, Irmã Élide Maria Fogolari, articula a Pastoral da Comunicação, no Brasil.

Inclusive, essa Comissão promoverá o 2º Encontro Nacional da Pascom, de 21 a 25 de julho deste ano, em Aparecida (SP), reunindo bispos referenciais, articuladores regionais, coordenadores diocesanos e paroquianos da Pascom.

Em nível de Nordeste 2, atualmente, a Pastoral da Comunicação tem a seguinte equipe de articulação: Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, da Diocese de Caicó/RN, como bispo referencial; Cacilda Medeiros, da Arquidiocese de Natal/RN, como articuladora, e Oscar Mariano, da Diocese de Caruaru/PE, como secretário.

Articulamos a Pascom através de encontros presenciais (um ou dois por ano) e de reuniões virtuais com os coordenadores diocesanos, a cada dois meses. Estas reuniões virtuais são realizadas através do MSN, em dia e hora agendados previamente.

Mutcom -  Quais os avanços que a Pastoral da Comunicação articulada tem proporcionado para a Igreja no Nordeste 2 e no Brasil?

A história da articulação da Pascom no Regional Nordeste 2 tem uma caminhada de 12 anos. De lá prá cá, foram muitas reuniões, muitos encontros, três mutirões, formações, troca de experiências. Tudo contribuindo para o crescimento desse trabalho na Igreja. Acompanho essa caminhada desde o início e posso afirmar que o trabalho cresceu e, certamente, ainda temos um bom caminho a trilhar.

Infelizmente, ainda há dioceses que não têm uma equipe constituída e atuando, verdadeiramente, na Pastoral da Comunicação. Contudo, persistimos e insistimos que a Pascom deve existir em cada diocese, em cada paróquia. Especialmente na época em que vivemos, de tantas formas e meios de comunicação, não dá para a Igreja não ter uma pastoral que cuide da comunicação.

Basta lembrar o que disse o Papa João Paulo II, no documento de Puebla: “evangelizar é comunicar”. Logo, entendemos que se não comunicamos bem, não evangelizamos bem. Daí, a necessidade de toda diocese e paróquia constituir uma equipe que pense e trabalhe para que haja uma boa comunicação entre o padre e os fiéis, entre os agentes de pastorais e através dos Meios.

Em nível nacional, percebo que a articulação vem se concretizando e atuando de maneira mais visível e sólida, nestes últimos anos. A prova é a realização do 2º Encontro Nacional da Pascom. O primeiro foi realizado em 2008 e, sem dúvida, deu um impulso e um ânimo da caminhada dos regionais e das equipes diocesanos.


Mutcom -  O que os participantes do 1º Mutirão de Comunicação da Diocese de Campina Grande podem esperar da sua palestra sobre 'A Relação entre Pascom e Assessoria de Comunicação', bem como da oficina que você ministrará (em parceria com o Diácono José Bezerra) sobre 'Como preparar um Jornal Informativo'?

Em relação à palestra, espero que sirva para clarear bem o que é assessoria de comunicação, do ponto de vista mais comercial/empresarial e como ela é feita na Igreja (dioceses e paróquias). O interessante é que essa palestra, na verdade, será feita por “duas mãos”, ou seja, a Irmã Élide, da CNBB, falará sobre o que é Pastoral da Comunicação, e eu falarei sobre Assessoria de Comunicação. Depois, juntas, vamos traçar essa relação que existe entre a Pascom e a Assessoria de Comunicação.

Para a Oficina, trabalharemos, na teoria e na prática, as noções básicas do que é um jornal informativo, a redação jornalística e diagramação. Tudo isso pensado para um jornal paroquial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário