sábado, 5 de junho de 2010

"Quero provocar mudança de mentalidade", afirma Rodrigo Rios na palestra de abertura do Mutirão

O Seminarista e Jornalista Rodrigo Rios, membro da Pascom da Arquidiocese de Maceió (Alagoas) foi o palestrante que abriu o Mutirão Diocesano de Comunicação, na noite desta sexta-feira, dia 4, no auditório das Lourdinas.

Initutulada “Políticas de Comunicação da Igreja Católica”, sua palestra demonstrou as linhas de diretrizes da Igreja no campo da comunicação, bem como as estratégias necessárias para operacionalizar essas políticas.

Segundo Rios, seu objetivo era o de provocar: “Quero provocar nos presentes uma mudança de mentalidade, pois as políticas de comunicação estão de acordo com o contexto da Igreja”, disse ele.

Logo no início, ele fez uma breve retrospectiva de visão da Igreja para com o meios de comunicação desde a década de 70 até os dias atuais, citando cinco fases distintas que iam desde a censura até os dias atuais quando a Igreja se abe a nova realidade.

Em seguida, Rodrigo falou sobre a ligação entre cultura e comunicação levantando o seguinte questionamento: “É a comunicação que reproduz a cultura ou a comunicação que forma a cultura?”

Rodrigo falou ainda, em uma palestra completa de embasamento teórico, que para se desenvolver políticas corretas, é necessário compreender o contexto sócio-histórico-cultural e que a Igreja precisa conhecer seu destinatário e a linguagem no âmbito da comunicação. Para fundamentar sua afirmação, ele citou Dom Orani Tempesta, Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Bispo referencial para a Pascom na CNBB: “A Igreja sabe o que falar. Ela não sabe como falar.”

O jornalista ainda apresentou um neologismo seu, o “Cibersacro”, cujo significado é que “Qualquer expressão do sagrado e suas formas de composição se remetem ao termo”, disse ele.

Finalizando sua participação, Rios citou alguns desafios para a Igreja no campo da comunicação como a formação de alianças; a resignificação de conceitos; a educomunicação, o diálogo com o mundo da cultura, a comunicação de catequese; a formação dos comunicadores; as pesquisas; o planejamento da comunicação, dentre outros.

Rodrigo Rios foi premiado como autor de um dos quatro melhores artigos no Mutirão de Comunicação da América Latina e Caribe, em Porto Alegre (RS), realizado no último mês de fevereiro.


Por Leandra Farias

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