quinta-feira, 3 de junho de 2010

Entrevista com o Jornalista e Seminarista Rodrigo Rios

O Blog do 1º Mutirão de Comunicação da Diocese de Campina Grande entrevistou o Jornalista e Seminarista Rodrigo Rios, da Pascom da Arquidiocese de Maceió (AL). Ele que proferirá a palestra de abertura do evento sobre “Políticas de Comunicação na Igreja” e ministrará a oficina “Comunicação na Liturgia” refletiu sobre o tema do Mutirão e a sua expectativa em fazer parte deste pioneiro evento diocesano.

Mutcom - Qual a importância em se refletir sobre Políticas de Comunicação na Igreja em um Mutirão que reunirá agentes pastorais, leigos, padres e bispos?

As políticas de comunicação definem as linhas de ação da Igreja Católica neste campo. Para que haja um esclarecimento, é necessário percorrer o entendimento da Igreja em relação à comunicação em diferentes épocas, chegando ao cerne da cultura midiática presenciada em tempos de pós-modernidade. Refletir sobre isso é deveras importante, pois estamos em um uma ambiência de novas linguagens, novos sujeitos, novos tempos. É de suma importância saber quais as práticas comunicacionais existentes como formas de operacionalizar as políticas de comunicação, ou seja, as estratégias atuais utilizadas em nossa Igreja. Com certeza esse momento proporcionará uma análise da comunicação com um novo viés no meio eclesial, em sua diversidade, através dos agentes pastorais, leigos, padres e bispos.

Mutcom - Qual a sua opinião sobre "Comunicação a Serviço da Evangelização" que é o tema do nosso evento?

No contexto atual da cultura midiática, evangelizar sem entender o processo da comunicação é como retroceder no tempo e “falar para si mesmo”. O processo de tornar o Evangelho de Cristo presente na vida de outrem se utiliza da comunicação como mediação. A Igreja chega até mesmo a afirmar que evangelizar é comunicar. O cristianismo é uma religião revelada, e a conhecemos pela auto-comunicação de Deus. Um Mutirão que aborda sobre a “Comunicação a Serviço da Evangelização" faz-nos refletir sobre os desafios de uma evangelização no tempo hodierno e também proporciona uma análise sobre as práticas comunicacionais necessárias para se concretizar essa missão.

Mutcom - Qual a sua expectativa em participar do nosso 1º Mutirão de Comunicação?

Estarei na Paraíba, e esta terra traz em sua história um contexto cultural próprio ao qual entrarei em contato com os participantes do evento. Isso é fantástico. Fico imensamente feliz em ver a realização deste Mutirão, pois me torno partícipe do desenvolvimento da Pastoral da Comunicação na Diocese de Campina Grande. Farei parte dessa história. Isso para mim é muito gratificante. Sei que será um grande evento, pois tem sido preparado com bastante competência pela equipe de organização. Estaremos juntos, promovendo uma comunicação a serviço da Evangelização!

Nenhum comentário:

Postar um comentário